quarta-feira, 11 de agosto de 2010

EVANGELIZAR..È PRECISOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!! O BRASIL..O MUNDO!!!

CUBA TRANSMITE MISSA PELA  TV

Um canal de televisão estatal de Cuba colocou no ar domingo um programa inusual: a transmissão ao vivo da missa de abertura da peregrinação pelos 400 anos da aparição da imagem da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira da ilha.

A celebração religiosa foi no Santuuário da Caridade, na cidade de Santiago de Cuba, presidida pelo bispo local, Dom Dionísio García, presidente da Conferência Episcopal, foi transmitida pelo Canal Educativo.
É raro que eventos católicos sejam incluídos nas grades de programação na TV: as últimas vezes foram por ocasião da morte de João Paulo II e uma cerimônia presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, quando de sua visita à ilha, em 2008


A peregrinação da Caridade do Cobre faz parte das atividades iniciadas em 2008 para comemorar - em 2012 - o quarto centenário das aparições. Segundo a lenda, a imagem da Virgem apareceu pela primeira vez em 1612 a três pescadores na baía oriental de Nipe.
Em 2008, os bispos católicos da ilha convocaram católicos e não-católicos do país a participarem das festividades, pois a Virgem é “símbolo e vínculo de unidade” entre os cubanos. Seu Santuário nacional é em El Cobre, povoado próximo de Santiago, a 900 ao leste de Havana.


Nossa Senhora da Caridade foi declarada padroeira de Cuba em 10 de maio de 1916 e coroada pessoalmente por João Paulo II em 24 de janeiro de 1998, em sua visita à ilha.
Atualmente, a Igreja Católica cubana e o governo de Raúl Castro atravessam uma fase de aproximação depois do diálogo aberto em maio passado no contexto da libertação de presos políticos e outras questões internas. As conversações, respaldadas pelo governo espanhol, levaram à soltura de vinte opositores detidos na chamada “Primavera Negra de 2003” e ao compromisso do governo de libertar progressivamente 52 dissidentes políticos.















































.






























.

Nenhum comentário:

Postar um comentário