domingo, 4 de julho de 2010

..2,5 MILHÕES DE PESSOAS..!!!!

Romaria 2010 bate recorde e reúne mais de 2,5 milhões de pessoas








Mais de 2,5 milhões de pessoas passaram por Trindade nos dez dias de Festa em louvor ao Divino Pai Eterno. Somente neste sábado e domingo, cerca de 1 milhão de devotos visitaram a capital da Fé, conforme dados oficiais da Polícia Militar. Os números superaram a expectativa da coordenação que esperava, nos 170 anos de devoção, uma presença de 2 milhões de romeiros.
Neste domingo, cerca de 700 mil pessoas visitaram a Capital da Fé. Trezentos mil pela manhã, nas missas das 6h e 8h; e 400 mil na procissão luminosa e celebração de encerramento. Para atender a demanda de fiéis, foram realizadas missas de hora em hora no Santuário Basílica e na Igreja Matriz. Pela manhã, foi celebrada a Missa Solene da Festa, na Praça do Santuário. Ela foi presidida pelo bispo de Anápolis, Dom João Wilk; auxiliado pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz; pelo bispo de Ipameri, Dom Guilherme Antônio Werlang, pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Waldemar Passini; pelo superior provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Fábio Bento; pelo superior geral dos Passionistas, Pe. Ottaviano D'Egidio; pelo reitor do Santuário Basílica, Pe. Robson de Oliveira; e presbíteros.
Várias autoridades políticas participaram da Missa matutina; entre elas, o governador de Goiás, Alcides Rodrigues; o presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio; o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; o prefeito de Trindade, Ricardo Fortunato; os senadores da República Demóstenes Torres, Lúcia Vânia e Marconi Perillo; o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende; o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso; além de deputados federais, estaduais, vereadores e outras autoridades.

Procissão luminosa



No final da tarde, às 17h, na procissão luminosa, uma multidão de fiéis acompanhou o carro andor com a imagem do Divino Pai Eterno, percorrendo um trajeto que saiu da Matriz e foi até a Praça do Santuário Basílica, onde o arcebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz, celebrou o encerramento da festa.
Coberto de flores e rosas, crianças trajadas de anjos e com a imagem do Divino Pai Eterno ao alto da estrutura, o carro andor surpreendeu todos que acompanharam a procissão. Os espelhos que compunham a ornamentação do carro refletiam os olhos atentos dos fiéis, que olhavam com emoção a representação teatral do momento em que o casal Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou o medalhão. Na representação, eles estavam vestidos de camponeses e pintados de dourado, atuando com performances e mímicas bastante expressivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário