terça-feira, 15 de junho de 2010

"SÂO MIGUEL ARCANJO"

A devoção a São Miguel Arcanjo – 29 de setembro




São Miguel foi sempre muito amado e venerado pelo povo de Deus. O Senhor o constituiu guarda e protetor da nação israelita, como se lê no Profeta Daniel: - "Surgirá Miguel, o grande Príncipe, que guardará o teu povo" (Daniel 12, 1)

Quando da tomada da cidade de Jericó, São Miguel aparece a Josué e diz-lhe: "Eu sou o chefe dos exércitos do Senhor." Caindo Josué por terra exclama: "Que manda o Senhor ao seu servo?" Respondeu o Arcanjo: "Todos os homens de armas marcharão em torno da cidade uma vez por dia, durante seis dias; no sétimo, os sacerdotes seguirão à frente da Arca da Aliança, após o toque das sete trombetas. Logo que o som das trombetas, prolongado e nítido, ressoe aos vossos ouvidos, todo o povo soltará gritos clamorosos; nessa altura as muralhas da cidade desmoronar-se-ão e o povo penetrará nela cada um no lugar à sua frente"

As intervenções de São Miguel em favor do povo de Deus, no Antigo e no Novo Testamento, motivaram na igreja uma veneração especial por este Arcanjo que ela sempre considerou e honrou com um culto especial, como guarda e protetor da família divina no seu peregrinar por este mundo até à casa do Pai.

Nos documentos oficiais, S. Miguel Arcanjo é honrado como protetor e guarda da Igreja e como padroeiro dos agonizantes; também é ele quem introduz as almas dos que deixam este mundo junto a Deus.



ORAÇÃO



São Miguel, nosso amigo celeste, à vossa proteção me confio e a vós me consagro com tudo o que me pertence, para que sejais vós mesmo a governar-me e a dirigir os meus passos. Levai-me como os pais levam ao colo os seus filhos. Quero descansar no vosso coração amigo. Amém.



Oração a São Miguel Arcanjo (Papa Leão XIII)



São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pelo poder divino, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário