sábado, 28 de agosto de 2010

"SANTO AGOSTINHO"

Aurélio Agostinho nasceu no dia 13 de novembro de 354, cidade de Tagaste, hoje região da Argélia, na África. Era o primogênito de Patrício, um pequeno proprietário de terras, pagão. Sua mãe, ao contrário era uma devota cristã, que agora celebramos como Santa Mônica, no dia 27 de agosto. Mônica procurou criar o filho no seguimento de Cristo. Não foi uma tarefa fácil. Aliás, ela até adiou o seu batismo, receando que ele o profanasse. Mas à exemplo do provérbio que diz: "A luz não pode ficar oculta", ela entendeu que Agostinho era essa luz.
Aos dezesseis anos de idade, na exuberância da adolescência, foi estudar fora de casa. Nesta oportunidade se envolveu com a heresia maniqueísta e também passou a conviver com uma moça cartaginense que lhe deu em 372, um filho, Adeodato. Assim era Agostinho um rapaz inquieto, sempre envolvido em paixões e atitudes contrárias aos ensinamentos da mãe e dos cristãos. Possuidor de uma inteligência rara, depois da fase de desmandos da juventude, centrou-se nos estudos e se formou brilhantemente em retórica. Excelente escritor dedicava-se à poesia e filosofia.
Procurando maior sucesso Agostinho foi para Roma, onde abriu uma escola de retórica. Foi convidado para ser professor dessa matéria e gramática em Milão. O motivo que o levou a aceitar o trabalho, em Milão, era poder estar perto do, agora santo, Bispo Ambrósio, poeta e orador, ao qual Agostinho tinha enorme admiração. Assim, passou a assistir os seus sermões. Primeiro seu interesse era só pelo conteúdo literário da pregação, depois pelo conteúdo filosófico e doutrinário. Aos poucos a pregação de Ambrósio tocou seu coração e ele se converteu, passando a combater a heresia maniqueísta e outras que surgiram depois. Foi batizado junto com o filho Adeodato, pelo próprio Bispo Ambrósio, na Páscoa do ano de 387. Portanto, com trinta e três e quinze anos de idade, respectivamente.
Nesta época Agostinho passou por uma grande provação: seu filho morreu. Era um menino muito inteligente a quem dedicava muita atenção e afeto. Decidiu então voltar com a mãe para sua terra natal, a África, mas Mônica também veio a falecer, no porto de Óstia, não muito distante de Roma. Depois do sepultamento da mãe, Agostinho seguiu a viagem e chegando a Tegaste em 388. Ali se decidiu pela vida religiosa e ao lado de alguns amigos fundou uma comunidade monástica, cujas regras escritas por ele deram depois origem à várias Ordens, femininas e masculinas. Porém, o então Bispo de Hipona decidiu que "a luz não devia ficar oculta" e convidou Agostinho para acompanhá-lo em suas pregações, pois já estava velho e doente. Para isto ele o consagrou sacerdote e, logo após a sua morte em 397, Agostinho foi aclamado pelo povo o novo Bispo de Hipona.
 Durante trinta e quatro anos Agostinho foi Bispo daquela diocese e, considerado o pai dos pobres, um homem de alta espiritualidade e um grande defensor da doutrina de Cristo. Na verdade foi definido como o mais profundo e importante filósofo e teólogo do seu tempo. Sua obra iluminou quase todos os pensadores dos séculos seguintes. Escreveu livros importantíssimos, entre eles estão sua autobiografia, "Confissões", e "Cidade de Deus".
Depois de uma grave enfermidade ele morreu amargurado, aos setenta e seis anos de idade, em 28 de agosto de 430, pois os bárbaros haviam invadido sua cidade episcopal. No ano 725, o seu corpo foi transladado para Pavia, Itália, sendo guardado na Igreja São Pedro do Céu de Ouro, próximo do local de sua conversão. Santo Agostinho recebeu o honroso título de Doutor da Igreja e é celebrado no dia de sua morte.

                  "Amado Santo Agostinho" !
      Roga por todos nós!
      Amém!!





 

28 de Agosto! Dia de Santo Agostinho!


Tarde vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, Tarde vos amei ! Eis que habitáveis dentro de mim, e eu lá fora procurando-vos ! Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes. Estáveis comigo, e eu não estava convosco ! Retinha-me longe de Vós aquilo que não existia se não existisse em Vós. Porém, chamastes-me com uma voz tão forte que rompestes a minha surdez ! Brilhastes, cintilantes, e logo afugentastes a minha cegueira ! Exalastes perfume: Respirei-o suspirando por Vós. Tocastes-me e ardi no desejo de Vossa paz ! Só na grandeza de Vossa misericórdia coloco toda a minha esperança. Dai-me o que me ordenais, e ordenai-me o que quiserdes.

"Santo Agostinho" !
 Rogai por nós! Amém!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

HOJE...DIA DE SANTA MÔNICA!!!!


Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente “tudo pode ser mudado pela força da oração.” Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.
Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: “Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”.
Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.
Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: “Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.
     Santa Mônica, Rogai por nós!!
Que Neste dia, Santa Mônica possa rogar no Céu, diante da Santíssima Trindade, por cada uma das Mães que rezam e pedem sem cessar pela conversão de seus filhos. Filhos esses, tantas vezes afogados nas drogas, na bebedeira, na prostituição e na roubalheira! Que Deus dê a todas essas mães, o ardor missionário e contemplativo de Santa Mônica, para que seus filhos cheguem a conversão e a glória de estar na presença de Deus, na graça de ver a face daquele que tudo pode!




E pela intercessão da Virgem Maria, de Santa Mônica e Santo Agostinho, nós pedimos a Ti, Pai de Amor e Misericórdia, vele por estes teus filhos perdidos pelas ruas de nossa cidade! Acolha-os em teus braços, como o Pai que recebe o filho pródigo! Amém!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Centenário de Madre Tereza de Calcutá!

Centenário de nascimento de Madre Teresa de Calcutá




Celebra-se nesta quinta-feira, 26, o centenário de nascimento de Madre Teresa de Calcutá, fundadora das Missionárias da Caridade. Agnes Gonxha Bojaxhiu, Madre Teresa, nasceu em Skopje, na República da Macedônia, filha de pais albaneses. É reconhecida no mundo por sua obra de caridade para com os mais pobres entre os pobres. Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1979. Faleceu em 5 de setembro de 1997 e foi beatificada por João Paulo II, em 19 de outubro de 2003.
A religiosa será lembrada hoje em várias partes do mundo. Na Índia, onde Madre Teresa passou grande parte de sua vida, as celebrações começaram no último dia 17, com orações nas paróquias das dioceses de Calcutá.
Na última segunda-feira, a Índia inaugurou, em Nova Délhi, uma exposição fotográfica sobre a vida de Madre Teresa, organizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A mostra inclui 40 fotos do fotógrafo indiano Raghu Rai e outras imagens e retratos cedidos pelas Missionárias da Caridade. Hoje, serão celebradas missas e vigílias no país, além de um simpósio e espetáculos de teatro e dança.
Além disso, os indianos celebram hoje o Dia Nacional dos Órfãos em reconhecimento à solidariedade de Madre Teresa para com os menores abandonados. Na República da Macedônia, o Parlamento promoverá uma sessão especial, que será seguida da apresentação do Prêmio Madre Teresa. Uma peregrinação nacional será realizada na Albânia. O Kosovo, onde os pais da missionária nasceram, proclamou 2010 o Ano de Madre Teresa.
O atual Diretor das Pontifícias Obras Missionárias na Áustria, Pe. Leo M. Maasburg acompanhou durante muitos anos Madre Teresa em suas viagens, e foi também conselheiro, confessor e intérprete da religiosa. "Madre Teresa é venerada por pessoas de todas as nações e religiões como um exemplo a seguir, santa e símbolo do serviço gratuito ao próximo. Ela era missionária de um amor sem fronteiras, seguindo o mandamento único e novo de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" – frisou Pe. Maasburg.
"Madre Teresa viveu este mandamento de Jesus de uma forma extremamente autêntica e abrangente fazendo brilhar a luz de Cristo onde quer que ela estivesse presente. Através de seu ser e agir mostrou ao mundo o que significa a missão hoje: não pregava o amor com palavras, mas com o seu modo de viver" – disse ainda o sacerdote.
Já a atual superiora geral das Missionárias da Caridade, Irmã Mary Prema, disse que Madre Teresa se "colocava a ouvir Jesus e era sempre aberta a novos desafios e problemáticas com as quais se confronta a sociedade. Através de sua vida, seu trabalho, seu fascínio, aproximava a Deus as pessoas que estavam ao seu redor. Muitas vezes bastava uma frase, uma palavra amável" – concluiu a religiosa.

"EVANGELHO DE MATEUS 24, 42-51"

"Vigiai, portanto, pois não sabeis em que
dia virá o vosso Senhor.
Ficai certos: se o dono da casa soubesse
a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria
e não deixaria que sua casa fosse arrombada.
"Por isso, também vós, ficai preparados!
Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem"
Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para
lhes dar alimento na hora certa?" Feliz aquele
servo que o Senhor, ao chegar, encontrar agindo assim.
"Em verdade vos digo, Ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.
O Servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: Meu Senhor esta demorando..e
começar a bater nos companheiros e a comer e beber com os bêbados, então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista.
"Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas".
Ali haverá choro e ranger de dentes.

PALAVRA DA SALVAÇÃO!
GLÒRIA A VÒS SENHOR!!!

DIVINO PAI ETERNO!

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos recebe Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno




Nesta sexta-feira, 27, o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade-GO, Pe. Robson de Oliveira, leva a Barretos (SP) a imagem peregrina do Divino Pai Eterno. A visita da imagem acontecerá no Parque do Peão de Barretos, a partir das 17h30. No momento, o padre redentorista também dará uma bênção especial para os peões e fiéis presentes.
A visita de imagens e objetos de devoção é comum em festas de rodeio espalhadas por todo o Brasil. No entanto, esta é a primeira vez que a imagem do Divino Pai Eterno, devoção dedicada à primeira pessoa da Santíssima Trindade, visita a Festa de Barretos. Para a chegada do ícone, foi organizada megaestrutura, que visa ressaltar a importância da visita. A imagem aterrissará de helicóptero no centro da arena, percorrerá em volta olímpica o local e, em seguida, será dada a bênção.
    DIVINO PAI ETERNO: ABENÇOAI-NOS!